Páginas

31 de julho de 2013

O edifício do ser


Há quatro fases na construção de um edifício — o estudo sobre o conceito básico da construção, a avaliação do local, o projeto arquitetônico e a execução da obra. Da mesma forma, existem quatro passos para melhorar nossa qualidade interna:
• Embasamento conceitual
— o que é qualidade e onde se aplica; noções da visão sistêmica ou visão holística dos processos, e a importância do indivíduo nos diversos sistemas dos quais faz parte;
• Avaliação da situação atual
—porque as instituições e os indivíduos que as compõem não estão se desenvolvendo plenamente;
• Projeto da mudança pessoal
— como planejar e iniciar uma transformação pessoal para adquirir “qualidade total” na vida;
• Construção de uma vida melhor
— a motivação e a prática de auto-reflexão para desenvolver relacionamentos pró-ativos.
Um dos pontos de aprendizagem que sempre me anima em direção a esta meta é o seguinte:

As pessoas que se empenham em se aperfeiçoar não têm como perder. Se o mundo melhorar, elas estarão mais preparadas para assumir seu lugar nele do que aquelas que não se preparam. Se o mundo piorar, o esforço para desenvolver valores positivos no caráter, agora, faz com que elas enfrentem as dificuldades melhor que aquelas que não se preparam. O esforço para melhorar e as conseqüentes vitórias, pequenas e grandes, já ajudam no presente! Realmente é muito interessante observar e participar da época que no futuro será lembrada como a grande reviravolta.
Ken O’Donnell é autor de diversos livros. Este blog é parte da introdução ao seu livro Endoquality: As Dimensões Emocionais e Espirituais do Ser Humano nas Organizações, publicado pela Editora Casa da Qualidade (1997). Neste livro ele introduziu o conceito de inteligência espiritual.

Um comentário:

  1. Realmente o nome da brincadeira é aprendizado. Aprendizado conceitual, aprendizado de vida, aprendizado de relacionamentos, aprendizado de espiritualidade. E também é sobre criar espaços de aprendizagem que permitam a mais pessoas se colocarem em movimento de auto-desenvolvimento. Valeu!

    ResponderExcluir