Páginas

2 de dezembro de 2013

Pensar menos, pensar melhor (3) - Entender a essência das coisas


Houve uma fase da minha vida em que trabalhei como perfumista. Aprendi que, assim como as flores tem uma pequena porcentagem de essência, as situações da vida também tem uma pequena porcentagem de coisas importantes e uma grande quantidade de detalhes desnecessários.

Antigamente, no sul da França, onde a lavanda é cultivada, a população local montava uma unidade de destilação ao lado dos campos de flores, para fazer uma destilação simples ali mesmo. (Hoje em dia, o processo é bem mais mecanizado.) A proporção de essência na lavanda é ao redor de 0,05%, isso significa que, 5 quilos de óleo podem ser extraídos de cada tonelada de pétalas.

Qualquer pessoa que já viu uma tonelada de pétalas sabe que essa quantidade encheria um salão imenso. Naquela época, portanto, era um absurdo para eles carregarem essa quantidade de pétalas até a cidade para extrair o óleo, uma vez que é uma substância estável, que podia ser destilada no campo e refinada mais tarde. O bagaço só servia para fertilizar as plantações futuras. Do mesmo modo, ao invés de carregar os bagaços volumosos dos detalhes insignificantes das diversas situações que passo na vida, eu devia aprender a identificar e reter os 0,05% da essência significativa e ignorar o restante. É muito mais leve e mais fácil de usar!
Muitas vezes, o que é realmente importante escapa porque insisto em carregar na cabeça as trivialidades não importantes. Se apenas checar as últimas vezes em que fiquei aborrecido, verei que o agente provocador foi algum detalhe insignificante. A raiva sempre tende a exagerar.

Há três efeitos principais na pessoa que tem a cabeça cheia de bagaço:
§  Sobrecarga mental e intelectual;
§  Fragmentação pessoal;
§  Sensação interna de fraqueza e letargia.
Deveria entender profundamente esses três ladrões que roubam as minhas qualidades como ser humano.

Continuando com a analogia da perfumaria, há a situação do jasmim. O jasmim é muito delicado e seus ésteres são muito voláteis. A essência não pode ser destilada. As pétalas dos jasmins escolhidos minuciosamente são colocadas em solventes especiais que permitem que o chamado jasmim absoluto precipite. Os solventes, então, são evaporados. Um método mais caro, chamado enfleurage é muito utilizado na França. As pétalas são colocadas em um quadro untado com gordura para absorver o aroma. A gordura é processada para extrair o jasmim absoluto. Em ambos os casos, o preço, por quilo, do jasmim absoluto, dependendo da qualidade, pode ser mais de 5.000 dólares. O aroma característico do jasmim é devido ao éster chamado acetato de benzila Acetato, que compõe 65% do óleo. O Benzyl Acetato custa apenas 2-3 dólares o quilo. (Adivinhem o que os fabricantes usam em perfumes baratos e incensos!)

Do mesmo modo, muitas situações parecem verdadeiras, mas, de fato, não são. A essência pura foi substituída por algo falso. Por isso, nós realmente precisamos trabalhar o nosso poder de discernimento de modo que, depois que as situações vêm e vão, permaneço com o verdadeiro, e nem o bagaço, nem a falsidade pesem para baixo.

Referência: O livro, A Última Fronteira


Nenhum comentário:

Postar um comentário