Páginas

1 de outubro de 2013

A arte de conversar


Quantas vezes somos capazes de ter a conversa que realmente queremos com alguém próximo - tal que pode limpar todos os detritos dos mal-entendidos e definir o caminho para um futuro mais claro? Conversar significa ver algo com alguém. Se eu vejo as coisas de forma muito diferente do meu interlocutor, a comunicação pode quebrar completamente. Communicare em latim significa literalmente compartilhar o que é comum. A arte da conversa significativa é baseada em ser capaz de estabelecer um terreno comum com a pessoa com quem falo, independentemente de sua idade, origem cultural, social ou educacional. Se não conseguir ou não fizer esse esforço, há um perigo real de a conversa ​​tornar-se dois monólogos. Isso é especialmente importante quando o resultado for crucial ou o tema for difícil.
Ao longo dos anos, tive a grande fortuna de poder visitar quase 100 países - cobrindo muitas culturas e tradições. Eu posso dizer definitivamente que as diferenças entre nós são bastante superficiais. Temos muito mais em comum uns com os outros que imaginamos .
Eu fiz a seguinte pergunta, "o que é importante em um bom relacionamento entre dois seres humanos?" para os mais diversos públicos - cientistas na Grécia, vendedoras na Argentina, índios na Bolívia, trabalhadores na Índia, monges na Coréia. Invariavelmente, todos responderam o que você, leitor, provavelmente está pensando no momento - respeito, confiança, honestidade, empatia e assim por diante. As mães amam e sofrem com seus filhos em qualquer lugar, praticamente da mesma forma. Taxistas em Sydney, Istambul ou Madrid ficam com raiva do mesmo jeito e, provavelmente, pelos mesmos motivos. As palavras podem ser diferentes mas os gestos são os idênticos. Tanto o presidente como a recepcionista que trabalham na mesma empresa, querem ser felizes se puderem, querem amar e ser amados, se possível, e tentam compreender e ser compreendidos. Afinal, ambos são seres humanos antes que os papéis que desempenham.
Debaixo das cores da pele, credos, línguas e preferências, valorizamos e aspiramos de uma maneira similar em todo o planeta. Eu só tenho que aprender dar uns passos para trás e ver o terreno comum onde eu possa me encontrar com outras pessoas como elas são, sem preconceitos. Se não fizer isso, confusões e conflitos são o resultado frequente.
Eu particularmente tenho que entender que a imagem da outra pessoa eu carrego na minha mente provavelmente, não é o que ela é. Eu falo com "minha" ela  e ela fala com o 'seu' eu. E nenhum de nós realmente conversamos com o verdadeiro ser por trás destas imagens.
Quantas vezes minha visão pode ver por trás de uma mente que é diferente da minha, de um intelecto que funciona em outro nível que o meu, e de um conjunto de traços de personalidade que pouco têm a ver com o meu? Quantas vezes a alma do lado de cá, se conecta com a alma do lado de lá, de modo que o entendimento comum e real pode ser compartilhado? Eis o desafio.